11 MOTIVOS PARA TODO COACH FAZER UM BLOG DE SUCESSO

11motivos para todo Coach fazer um blog de sucesso

11 MOTIVOS PARA TODO COACH FAZER UM BLOG DE SUCESSO

Hello Coach! Hoje, nós vamos falar de um assunto que vejo sendo muito comentado na internet, mas com muitos erros. Ainda vale a pena fazer um blog de sucesso?

Você, provavelmente, já deve ter ouvido por aí que os blogs estão ultrapassados e que essa é uma tecnologia já velha. A melhor alternativa seria investir nas redes sociais. Eu aposto que você já viu dezenas de gurus dizendo que você pode conquistar centenas de milhares de clientes usando apenas o Facebook, mas aqui entra uma importante questão! E se o Facebook acabasse hoje?

Eu sei que esse será um acontecimento difícil, mas vamos pensar bem. No longo dos últimos anos, a rede social mais usada do mundo tem dificultado cada vez mais o trabalho das marcas e vem diminuindo o impacto em seus seguidores. Diante deste cenário, será que vale mesmo investir tantos esforços e dinheiro em uma mídia que não está te valorizando?

E vamos voltar à questão do Facebook acabar. Por mais que pareça impossível, redes sociais que já foram extremamente importantes chegaram ao fim, como Orkut e Myspace. O mesmo poderia acontecer com a rede do Mark Zuckerberg. E se ela acabar hoje? Como fica sua base de contatos? Você perde todas as pessoas que havia conquistado? Provavelmente, sim! Imagina todo o trabalho que teria para recuperar esse tempo perdido.

Mas, e se você tivesse um local para divulgar seu trabalho que fosse completamente seu? Não importa o que aconteça, aquele espaço é seguro e ninguém poderá tirar de você? Acha que seria impossível? Não é! Basta ter um blog…

Este motivo sozinho, já é o suficiente para te provar porque todo Coach deve fazer um blog de sucesso, mas se você ainda não está convencido, eu listei outros 11 motivos que vão te deixar louco para começar seu blog agora mesmo!

1 – FAZER UM BLOG DE SUCESSO É MUITO BARATO

A verdade é que o Facebook pede um alto investimento financeiro se você deseja atingir um grande número de pessoas. Enquanto isso, o blog é muito mais barato. Comprando o seu domínio no registro.br (pago apenas uma vez por ano) e tendo uma boa hospedagem (paga mensalmente), você já pode começar a trabalhar para atrair pessoas.

Atenção! Na busca por um baixo investimento, muitos Coaches evitam contratar uma hospedagem e usam sistemas de blogs grátis, como Blogger e WordPress.com, mas caem no mesmo problema do Facebook. E se esses sistemas acabam? Uma sugestão que eu dou aos meus clientes que querem ter um blog é contratar uma hospedagem que realmente vá lhe dar segurança. Esse é um serviço que merece atenção e aqui o barato pode sair muito caro. Hoje eu utilizo os serviços de uma empresa que é 100% brasileira. De todos os serviços de hospedagem que eu já utilizei (e olha foram muitos) a Uniquenet sem dúvida foi a melhor. Eu uso, e recomendo porque sei que eles tem o melhor suporte e estão lá sempre me apoiando quando preciso. Nada melhor do que ser atendido com atenção e carinho e não ser apenas mais um número na base de cliente. O Marcos e o Ailton, que são responsáveis por esse serviço, conhecem cada cliente e são super acessíveis.

Uma das principais vantagens de fazer um blog de sucesso é poder ter um ótimo relacionamento com clientes.

2 – CRIAR UM MELHOR RELACIONAMENTO COM CLIENTES

O marketing de relacionamento é um dos segredos do sucesso na atualidade. E fazer um blog de sucesso te ajuda a melhorar esse relacionamento. Esse é um canal direto de comunicação com seu público. As pessoas podem interagir com os artigos que você publica, comentar e criar uma comunidade em torno de seu conteúdo. Por isso, não é raro ver Coaches que conquistam toda uma comunidade de leitores através de seus blogs. Algo que também pode ser feito no Facebook, mas com o risco de perder todo os esforços de repente.

3 – AUMENTAR A PRESENÇA NA INTERNET

Imagina um Coach que trabalha no nicho empresarial e escreve várias dicas voltadas ao mundo corporativo. Seu blog tem muitos artigos sobre organização empresarial, liderança, trabalho em equipe etc. Se ele escrever textos constantemente, conquistará um bom posicionamento no Google. E advinha quem as pessoas encontraram quando procurarem por assuntos relacionados a sua área de atuação? Exato, esse Coach que está dedicado em fazer um blog de sucesso. Por isso é tão importante ter um blog. Você pode ser mais presente na internet e conquistar mais resultados!

4 – AJUDAR O SEU PÚBLICO-ALVO

Durante a entrevista com Bruno Juliani, ele disse uma coisa muito importante: você deve oferecer o máximo de conteúdo possível para ajudar seu público. E isso está diretamente relacionado a fazer um blog de sucesso. O Coach do exemplo anterior escreve muito conteúdo para ajudar as pessoas que estão no mundo corporativo. E isso é excelente para sua marca pessoal. Pode até ser que o leitor do blog não o contrate naquele momento, mas advinha por quem ele vai procurar quando precisar de ajuda? Aquele que já o ajudou antes. O blog não só faz vendas atuais, mas prepara para vendas futuras!

Você pode trocar muitas experiências pessoais e profissionais ao fazer um blog de sucesso.

5 – TROCAR EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS E PESSOAIS

Além de dar muitas dicas para ajudar seu público, você pode fazer um blog de sucesso para trocar experiência com as pessoas. Um Coach de emagrecimento que já sofreu com sobrepeso, por exemplo, pode contar um relato de como superou este problema. Isso fará com que o público se sinta muito mais próximo de você e também te conte suas experiências profissionais. Essa aproximação é um passo importante para a conquista de um cliente.

6 – CONQUISTAR MAIS CLIENTES DE COACHING

Pesquisas de marketing digital recentes apontam que as empresas que escrevem em blog diariamente conquistam 80% mais clientes do que as que não escrevem. Isso mostra que fazer um blog de sucesso é uma das melhores maneiras de se destacar da concorrência. Enquanto a maior parte dos Coaches está trabalhando para conquistar alguns poucos clientes, você fideliza pessoas através de seu conteúdo.

7 – TORNAR-SE UMA REFERÊNCIA NO ASSUNTO

Você já percebeu que as pessoas mais importantes em determinada área costumam escrever artigos e livros sobre o assunto e são admiradas por pessoas que vão além do seu público-alvo? Um exemplo famoso no Brasil é o Flávio Augusto do Geração de Valor. Mas, será que ele escreveu dois dos livros que estão entre os mais vendidos do Brasil porque é famoso ou ficou famoso porque escrevia para seu público? Essa resposta é muito mais fácil de responder do que a da Tostines – vende mais porque é mais fresquinho ou é mais fresquinho porque vende mais? Antes de ficar reconhecido pelo mundo todo, o Flávio Augusto já era um empresário conceituado que passou a escrever em um blog e nas mídias sociais para seu público-alvo. Cada vez mais pessoas foram lendo e compartilhando o seu texto. Isso que fez ele conquistar essa imagem que tem hoje!

Fazer um blog de sucesso é importante para tornar sua marca pessoal famosa.

8 – PROMOVER SEU NOME CONSTANTEMENTE

Enquanto outras formas de divulgação precisam de ações diárias para que seu nome seja visto, fazer um blog de sucesso é uma forma de ter uma máquina de divulgação constante. Não à toa, muitas pessoas divulgam dicas para vender em blogs com títulos como “venda enquanto dorme”, “continue vendendo mesmo de férias” etc. Isso porque seus textos estarão visível para o público a todo momento. Sem contar que esse potencial aumenta conforme você ganha posições no Google.

9 – EDUCAR SEU PÚBLICO E CLIENTES

Muitos Coaches sofrem com clientes que não entendem a sua profissão e o blog pode ser uma excelente forma de você explicar melhor sobre sua área de atuação. Colocar em meio aos textos as suas dicas e experiências profissionais, contar relatos pessoais, entre outras estratégias, são formas de explicar para o seu público sobre o seu trabalho e não sofrer com clientes sem conhecimento no mercado de atuação.

10 – CRIAR A NECESSIDADE EM NOVOS CLIENTES

Outra dor que identifico em muitos Coaches é que os clientes não enxergam necessidade em seus serviços. Ao fazer um blog de sucesso, você pode explorar as dores e prazeres de seu público-alvo para criar a necessidade de te contratarem. O Coach executivo que citei antes pode mostrar, em meio às dicas, experiências pelas quais passou e que seu serviço trouxe ótimos resultados para seu cliente. Dessa forma, alguém que sofra com aquela mesma dor encontrará em você a solução para resolvê-la. E, muitas vezes, você pode explorar uma dor que aquela pessoa nem sabia que tinha. Ou seja, cria a necessidade nela.

Fazer um blog de sucesso deixa o público feliz e ajuda aumentar a lista.

11 – AUMENTAR SUA LISTA DE E-MAILS

Se tem uma frase que pode ser eleita entre as favoritas do marketing digital, sem dúvidas, é “o dinheiro está na lista”. As listas de e-mails, que explico neste vídeo, é uma excelente forma de reter contatos e fazer vendas dos serviços de Coaching. Ao fazer um blog de sucesso, você aumenta muito o potencial da sua lista. Isso porque está usando um bom conteúdo para atrair pessoas.

RECAPITULANDO…

As vantagens de fazer um blog de sucesso são realmente altas para o Coach. São muitos motivos que nos levam para criar esse espaço de maior interação com o público-alvo e os principais que listei aqui foram:

  • É mais barato que outras formas de divulgação
  • Aprimora o relacionamento com clientes
  • Aumenta a presença do Coach na internet
  • Resolve problemas de seu público-alvo
  • Promove troca de experiências com outras pessoas
  • Aumenta as vendas dos serviços de Coaching
  • Transforma seu nome em referência no mercado
  • Divulga sua marca pessoal mesmo enquanto dorme rsrs
  • Explica mais sobre o seu trabalho
  • Desperta em novos clientes a necessidade de te contratar
  • Potencializa a sua lista de e-mails

E você? Já está convencido de que é importante fazer um blog de sucesso?

http://www.bydayse.com.br/

 



1 comentário

Comments are closed.